Guia de São Chico

Portal de Negócios e Lazer

São Francisco do Sul foi descoberto pelos europeus pouco depois da ‘descoberta’ do Brasil. A primeira expedição de europeus que aportou em São Francisco do Sul, foi pelo navegador francês Binot Palmier de Gonneville, em 4 de janeiro de 1504, e ali permaneceu até 3 de julho do mesmo ano.

São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina, e sua fundação ocorreu em 1847, onde o “pelourinho” do povoado foi erguido em 1649. Sua igreja Matriz, Nossa Senhora da Graça, data de 1650, e em 1658, a ainda pequena comunidade foi elevada à categoria de vila.

Fonte: IBGE

Há relatos que a primeira chegada de um navegador europeu, aconteceu no ano de 1504.

São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil e a mais antiga de Santa Catarina. A cidade foi efetivamente fundada em 15 de abril de 1847. E o Centro Histórico possui diversas construções do período colonial português.

Um dos principais pontos turísticos é a belíssima Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, teve sua construção finalizada no ano de 1665.

O Mercado Municipal, foi inaugurado no ano de 1900, como um centro de comercialização. A Baía da Babitonga, é a maior baía navegável de Santa Catarina, passeios de barcos, lanchas e embarcações de pesca são muito comuns.

O Porto de São Francisco do Sul foi inaugurado em 1º de julho de 1955. Em 2019 foi considerado como o 7º maior do Brasil em volume de carga geral.

Confira o Vídeo

TURISMO

Situado no Parque Ecológico Municipal, o Morro do Hospício está localizado no Centro histórico da cidade de São Francisco do Sul.

Possui trilha pavimentada com 430 metros de extensão. Pelo percurso da mata preservada, observa-se belas paisagens através dos decks, como a Baía da Babitonga, Museu Nacional do Mar e as ruínas da Capela São José.

Morro do Hospício, um termo atribuído pelos moradores da época, onde anexo a Igreja, havia uma estrutura que servia de hospital, sendo que no passado a palavra Hospício (que viria de hospitalidade), era atribuído ao local que se tratava doentes e necessitados, também como residências eclesiásticas ou hospedaria.

No topo do parque, as ruínas, através de blocos de pedra envolvidas na natureza, que trazem as lembranças da história do Morro do Hospício.

Confira o Vídeo

Localizado a menos de 10km do centro da cidade de São Francisco do Sul. Está o Trapiche do Iperoba.

Da estrutura é possível ver o mangue, e acessar a Baía da Babitonga. O espaço auxilia na pesca artesanal, além de ser um local para lazer. A paisagem é incrível, e é possível avistar Capri e também o Porto de Itapoá.

Aproveite esse cenário natural, e registre belos momentos.

Confira o Vídeo

Laranjeiras fica localizado ao lado do centro histórico de São Francisco do Sul. E fica na costa da Baía da Babitonga.

Em Laranjeiras fica o ponto de embarque e desembarque da Balsa, que faz a travessia entre a Vila da Glória e São Francisco do Sul através de 4,3 Km sobre a Baía da Babitonga.

À beira da Baía da Babitonga é possível ver belas imagens da Natureza, incluindo um belíssimo pôr do Sol.

Confira o Vídeo

PRAIAS

Há 30km de Joinville, e 22km de Itapoá, está o Distrito Saí (Vila da Glória), banhado pela Baía da Babitonga, conta com 24 ilhas e uma rica biodiversidade.

Dos pontos turísticos você pode visitar a Praia Bonita, Trapiche, Cachoeiras e a mata nativa da região. Há pousadas, mercados, restaurantes, e toda estrutura básica de município.

Segundo a história, a Baía da Babitonga era habitada por caçadores e homens do Sambaqui, isso há mais de 3 mil anos

Confira o Vídeo

Localização

Considerada a principal praia da cidade de São Francisco do Sul. A praia possui uma boa estrutura comercial, conta com diversos tipos de comércio como lojas, lanchonetes, sorveteiras, restaurantes e hotéis bem ao lado da areia. na temporada, a praia dispõe de diversas atividades.

São aproximadamente 3 km de extensão com águas calmas. Atrai mais turistas devido a faixa de areia e do mar com poucas ondas.

Existe o mirante da Enseada, o acesso é através de uma trilha com escadaria, no alto, uma visão espetacular do oceano.

Confira o Vídeo

Localização

Localizada entre dois morros e se localiza entre a Praia da Enseada e a Praia Grande.

A praia possui ondas que atraem surfistas de todo país. E já foram realizados diversos campeonatos de surfe.

Ao lado da praça se encontra o início da trilha ao mirante. Em poucos metros de caminhada na trilha avistamos as lindas ondas do oceano. As ondas do oceano batem nas rochas a todo momento, mostrando sua força e beleza.

Confira o Vídeo

Localização

Localizada ao lado da Praia da Saudade (Prainha), e se estende por uma rua deserta entre o oceano e as dunas de areia. O acesso a Praia do Ervino é possível através de um longo percurso de sobre a estrada de areia.

A Praia Grande possui cerca de 25 km em mar aberto, sendo a praia com a maior extensão da Cidade.

O maior festival de pesca da região sul do Brasil acontece na Praia Grande.

Confira o Vídeo

Localização

Localizada entre o Balneário Barra do Sul e a Praia Grande. O trajeto da rodovia br-280 até o município é 14,3 km de estrada asfaltada, com lindas imagens da vegetação durante o caminho.

É normal encontrar pessoas pescando de molinete da faixa de areia. Alguns torneios de pesca são realizados no local.

Há também acesso  ao canal do linguado, com águas calmas, perfeito para relaxar e levar a família.

Confira o Vídeo

Localização

Com um lindo deck e uma passarela de madeira, pode acessar à bela praia. Possui grande faixa de areia branquinha e as águas tranquilas, o que acaba atraindo quem gosta de um lugar mais tranquilo.

Ao Lado está o Forte Marechal Luz, aberto pra visitação, o ingresso é adquirido na entrada. Sugerimos procurar à guarnição militar, pra confirmar os horários de visitação e valor de entrada.

No alto do morro, possui um estacionamento, e ao lado encontra-se a estrutura da bateria de artilharia. Composta de 4 canhões.

Confira o Vídeo

Localização

Com uma característica diferente de outras praias, o Capri possui um enorme banco de areia e as águas são calmas, perfeita para famílias que procuram um lugar mais tranquilo.

Para chegar na praia é preciso passar por cima do rio que fica entre a rua e a praia. Existem algumas pontes de acesso à praia, mas uma delas é considerada a principal e a mais bonita. Em cima das passarelas, temos uma vista exuberante do rio e do manguezal ao seu redor. Da praia é possível ver o porto de Itapoá do outro lado do canal da Baía da Babitonga.

Confira o Vídeo

Localização

Um conjunto de quatro pequenas praias:

Praia dos Ingleses: É a praia mais próxima ao centro histórico da cidade de São Francisco do Sul. Praia da Figueira: Há uma marina e contém um grande movimento de embarcações. Praia do Salão: Banhistas costumam frequentar, pois suas águas são rasas e calmas. Praia do Calixto: Possui grande importância na comunidade pesqueira.

Confira o Vídeo

Localização

Entre o Forte e a Praia de Ubatuba, a Praia de Itaguaçu está à 15km do centro histórico de São Francisco do Sul.

O morro é chamado de mirante das pedras, devido a diversas pedras na água e em sua subida. É comum ver a prática da pesca de arremesso.

Ao lado as areias monazíticas, que possui concentração natural de minerais pesados, conhecidas por seus supostos poderes terapêuticos, como tratamento de artrites, que ao passar sobre pele, a areia produz uma radiação benigna, estimulando o tecido.

Confira o Vídeo

Localização

Localizada entre as praias de Itaguaçu e Enseada.

Separada pelo morro, está a praia de Ubatuba, muito procurada pelos banhistas, é própria para prática de diversos esportes, em meio a esse belíssimo lugar.

Possui ótima faixa de areia, ideal para atividades físicas, e para curtir a praia e a bela vista da orla.

Confira o Vídeo

Localização

GUIADESAOFRANCISCODOSUL.COM.BR