Praia e Forte Marechal Luz

Por NeL Off

Foi construído um lindo deck e uma passarela de madeira, que através dela as pessoas podem caminhar pra ter acesso à praia. A praia possui uma faixa enorme de areia branquinha e as águas são tranquilas, o que acaba atraindo visitantes que gostam de um lugar mais tranquilo e isolado.

Para a visitação ao Forte Marechal Luz sugerimos procurar à guarnição militar, pra confirmar os horários de visitação.

No meio do caminho da subida do morro, possui uma maravilhosa vista da praia e do oceano. O caminho até o alto do morro, pode ser feito por veículos e a estrada é de terra mas está em boas condições.

No alto do morro, possui um estacionamento, e ao lado encontra-se a estrutura da bateria de artilharia. Composta de 4 canhões. O forte foi construído para defender a entrada da Baía da Babitonga de invasores. Pois havia uma grande instabilidade política mundial.

A estrutura é muito bem conservada, podemos andar pelas trincheiras, ver as ruínas das salas de artilharia queque era onde manuseavam as munições, e tudo isso nos trás a sensação de estar naquela época. A fundação do Forte atual, foi erguida a partir de 1909 e inaugurado em 1915. Tem também um Pequeno Museu, que foi inaugurado em 1999, possui balas de canhão, documentos históricos, fotos, trajes da artilharia da época e mapas utilizados.

Após a desativação do forte em 1976, os alojamentos dos soldados foram convertidas em colônia de férias para as forças armadas. A população também pode alugar os alojamentos e salão de festas desde 2014.

Conseguimos acessar o posto elevado de observação, é só subir alguns degraus. E para encerrar a visita no forte, a vista que temos do oceano e das ilhas é de tirar o folego.

Localização